segunda-feira, 16 de abril de 2007

Vairão e o LNIV

A saga da mudança da sede o prestigiado Laboratório Nacional de Investigação Veterinária para Vairão constituiu um choque muito forte para os colegas daquela importante instituição que ao longo do século passado escreveu páginas notáveis da Medicina Veterinária portuguesa.

Conviria saber das razões para essa mudança que não foi suficientemente explicada, mas que se pode resumir a dois pontos.

Em primeiro lugar, aquela estrutura do Norte do País foi dimensionada para trabalhar numa zona de influência que envolvia praticamente metade de Portugal (todo o Norte e praticamente o Centro) e portanto tem estruturas e dimensão para essa cobertura, segundo consta e custou quase três milhões de contos (na moeda da altura) e que tem a trabalhar cerca de 50 pessoas.

Depois o LNIV, sede em Lisboa, tem quase cem anos e está situado em Benfica, numa zona com forte pressão urbanistica, é constituído praticamente por estruturas com mais de três quartos de século, a precisarem de serem adaptadas às exigências das modernas normas para laboratórios e trabalham quase 350 pessoas.

O Mistério da Agricultura decidiu que não tendo dinheiro para fazer um laboratório novo (Em Oeiras), também não tinha para fazer as tais obras de reconversão em Benfica (falou-se num milhão de contos) e vai daí transfere para Vairão a sede.

Os colegas chefes de departamento seguiram a atitude da Directora e demitiram-se em bloco!

Não adiantou nada pois se é perceptível a sua atitude e as suas razões o certo é que as mesmas não demoveram o Governo.

Mas agora também teve efeito de boomerang, isto é, o Ministro nomeou um Biólogo, pela primeira vez na história do LNIV para Director/Vogal, um tal José Manuel Costa, do ICBAS!!!

Pergunta-se:

Será que a componente laboratorial de diagnóstico não é muito importante no âmbito da patologia, dos planos de erradicação, da pesquisa de resíduos, etc...?
Não haverá um Veterinário com categoria suficiente para Director do LNIV?
Será que no INRB ( onde vai ficar integrado o LNIV) haverá alguma voz de veterinário no âmbito da Investigação?
Será que os cinco milhões de euros para obras é assim tanto para um laboratório do Estado?
Será que o seu pessoal também vai ser reduzido em 30%?
Quais são as verdadeiras razões para esta mudança de chefia para o Norte?
Serão os lobbies políticos e regionais a funcionar?!!
Será esta a reestuturação que o LNIV precisa?

São algumas questões que não têm a ver com as conhecidas justificações politicas, nem andam à volta de interesses individuais(legítimos) dos investigadores.

Responda quem souber.