quarta-feira, 14 de outubro de 2015

As eleições para a Ordem!



A convocatória do próximo acto eleitoral para 12 de Dezembro desencadeou os processos previstos no Estatuto, isto é, o desenvolver dos mecanismos previstos para assegurar o regular funcionamento dos mecanismos previstos.

A primeira fase das indicações e das datas está relatada na primeira acta que foi publicada no site da OMV, constatando-se que havia há data da mesma 5 504 membros com direito a expressarem o voto e  que estão previstos serem eleitos 18 representantes para a Assembleia Geral respectivamente 4, 3, 9,1  e 1 pelas Delegações Regionais do Norte,Centro, Sul , Madeira e Açores.

Esta é uma das alterações mais significativas em relação ao anterior Estatuto, porque deixa de ser directa a participação passando a ser feita através dos representantes eleitos.

Também difere o período do mandato que passa futuramente a ter a duração de 4 anos ao invés de 3 como até ao final deste, que se conclui com a tomada de posse dos órgãos eleitos, não se alterando portanto a duração do mesmo nos actuais membros em funções.

Essa referência também se faz nas disposições transitórias da Lei 125/2015 que  aprovou o Estatuto.

O novo Estatuto também altera a presidência da Comissão Eleitoral que deixa de ser presidida pelo Bastonário e passa a ser exercida pelo presidente da Assembleia Geral.

Admitindo-se que se irão disponibilizar os cadernos eleitorais para consulta dos membros e eventuais correções, seguir-se-á  votação das candidaturas que forem consideradas conformes, presencialmente, nos locais designados ou por correspondência  .

Terminado já o prazo de apresentação das candidaturas no dia 12 de Outubro ainda está previsto um prazo adicional de 7 dias para que sejam apresentados todos os documentos originais previstos para que então seja possível analisá-las e dar a consequente divulgação das listas e respectivos programas.

É portanto um conjunto de fases que têm de ser percorridas e escrutinadas para que a normalidade e regularidade do acto se consume como desejamos.

Destas diversas etapas ressaltam as intervenções de  organização, logística e supervisão que um acto desta importância exige, como também o aparecimentos de candidaturas que proponham abordagens para solucionarem os principais problemas da Classe.

Espera-se que não se defraudem as expectativas e sobretudo que o ambiente das eleições seja consentâneo com a dignidade da nossa Ordem .

ESPERAM-SE ELEIÇÕES COM PROCESSOS TRANSPARENTES, RIGOROSAS E DIGNAS!