quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Formação Veterinária

Sob a iniciativa da OIE vai realizar-se em Paris, nos próximos dias 12 a 14 de Outubro, uma importante reunião sobre a Formação Veterinária.

Nesta ocasião, para além de um debate com as autoridades veterinárias de cada um dos países, foram convidados os directores dos cursos de veterinária e naturalmente os representantes das respectivas Ordens .

Para tal, foram certamente debatidas a nível de cada país, pelas várias organizações, as questões que estarão em cima da mesa, nomeadamente as que são motivadas pela evolução tecnológica, económica e social, interligadas com as exigências com que os futuros veterinários se confrontam .

Ora, entre nós, que se saiba( certamente que a Ordem está envolvida), nada foi debatido, nem tão pouco divulgada a necessidade de analisar esta situação dos veterinários lusos.

Algo não bate certo em todo este cenário, até porque a Classe terá um representante que irá defender uma posição que os veterinários não conhecem!

Maior preocupação é o facto de estar programada uma sessão no Domingo 4 de Outubro sobre o tema , no 6º congresso, com a duração de 1 hora e 45 minutos!!! em simultâneo com outras duas mesas redondas!!

Algumas perguntas se devem desde já colocar.

Que posição vai a Ordem defender nesta conferência internacional?

Que iniciativas foram desenvolvidas para apurar essa posição e com a participação de quem?

Quem irá estar presente em representação dos veterinários( seja na actividade privada ou na pública)?


Finalmente parece ser necessário fazer uma reflexão sobre a forma como a Ordem tem abordado este assunto, na ignorância total da Classe, ao contrário do que se comprometeram