terça-feira, 16 de outubro de 2012

À procura da solução!?

Tarde e a más horas foi marcada a data das eleições para a Ordem!

Apesar do estatuto definir quando se realizam, incumbe ao presidente da Assembleia Geral estabelecer o dia em que ocorrem.

Tarde porque há uma série de requisitos a cumprir, por exemplo, verificar se existem impedimentos de alguns Colegas para se candidatarem ou para virem a exercer o voto.

É muito original o anuncio da marcação das eleições  publicado  na pagina da Ordem a dez de Outubro, por a reunião que definiu a data ter acontecido a 26 de Setembro!!

O sufrágio tem sido anunciado pelo menos um a dois meses antes da entrega( em 31 de Outubrodas listas candidatas.

Porque não desta vez?!

Sabe-se que não é muito simples fazer a escolha das equipas tanto para os órgãos nacionais, como para os das delegações regionais, até porque desta vez alguns não podem ser reeleitos por impedimento estatutário.

Também a renovação dessas equipas, por esse motivo,  tem condicionantes nos conselhos regionais do norte e sul, pelo menos.
 Alguns dos membros não podem transitar para novo mandato em vários  órgãos. lembra-se que estes dois conselhos representam três quartos dos Colegas inscritos na Ordem, facto que prescreve grande exigência na escolha dos dirigentes.

Não se conhecendo exactamente a disponibilidade dos Colegas mais experientes, como consequência de um período de maiores dificuldades para a actividade profissional, não se encara com facilidade a rapidez necessária a essa escolha.

Ainda para mais depois dos desenvolvimentos que aconteceram nos últimos tempos e em que se tornaram evidentes dificuldades nas relações entre titulares de órgãos importantes da Ordem.

Seja de quem for a responsabilidade as iniciativas não foram desencadeadas em tempo adequado, o que não pressagia nada de bom.

A preparação desta importante e decisiva fase da vida da Ordem tinha de  merecer cuidado redobrado,  o que não aconteceu.

A menos que se esteja a desvalorizar as escolhas que devem ter lugar...