sábado, 23 de fevereiro de 2008

Figurantes e Figurões


Reflectimos sobre o que se ouve e lê a propósito do panorama da justiça, da saúde e da educação no nosso cantinho à beira mar plantado. Uns pintam a influência dos diferentes lobbies e as desavenças entre os seus interpretes.

Porque na justiça anda tudo de candeia às avessas com o Bastonário a bastonar em todos os sentidos e a levantar aplausos e críticas, da mesma maneira que os Bastonários na Saúde, criticam e são criticados. Já na educação, não havendo Bastonário todos criticam a Ministra porque ela pretende fazer o que nunca foi feito.

É melhor nem falar da Economia, da Agricultura ou dos Negócios Estrangeiros.

É a critica salutar, normal e bem vinda da participação dos parceiros sociais numa Sociedade Democrática.

Calúnias, insultos, insinuações é que não se podem aprovar, sem os responsáveis aceitarem ter a sua responsabilidade e darem a cara por o que fazem e dizem.

A nossa Classe está cheia de personalidades que preenchem as designações de Figurantes e Figurões, até pela ordem inversa de participação na representação de cenas e episódios diários.

Na Classe dos Veterinários, há muita gente que resguardada pelo anonimato vem fazendo abusivamente a utilização de falsos argumentos, mentiras, que diz verter em proveito da clarificação dos factos que invocam.

Não fosse o panorama nos outros domínios da nossa vida social e estaria tentado a pensar que algo se teria abatido qual praga sobre os veterinários que os colocavam num gueto dos proscritos, tal é a quantidade dos defeitos que lhe são atribuídos.

No jogo da hipocrisia poder-se-ia invocar mesmo os bons e os maus, melhor ainda os bem intencionados e os perversos personagens, não fora a dura realidade da miséria dos sentimentos e algumas situações até poderiam ser encaradas com humor.

Nestes tempos vejo por entre os vários matizes que os meros Figurantes e os grandes Figurões, tão comuns entre nós, têm diferenças de detalhe . Uns e outros são nossos conhecidos, pelo que ninguém tem dúvidas em matéria das responsabilidades que cabem a uns e outros e estamos também esclarecidos quanto à sua identificação