sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A brincar às Ordens!

Curiosamente na ultima Newsletter de Fevereiro somos informados que houve uma reunião das Ordens(CNOP), na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, em que foram tratados entre assuntos vários , pelo que se deduz, alguns comuns.

A novidade é que a nossa Ordem propôs para serem debatidos os dois primeiros pontos da agenda:

1 -Transposição da Directiva de Serviços de Mercado interno (2006/123/CE) e possíveis implicações ao nível dos Estatutos e Códigos Deontológicos das Ordens;

2 - Competência das Ordens na acreditação e creditação de acções de formação.

O que foi lá dito não se conhece, nem sequer qualquer posição conjunta foi divulgada, mas levanta-se a questão do que terá levado o Bastonário a propor estes assuntos?

Mais, levantou assuntos que têm implicações directas na vida da Ordem e nada foi dito, nem ninguém foi ouvido!

Não é de admirar que se procure ter uma perspectiva condizente com as outras profissões, mas o que se adivinha é que estando estes assuntos previamente em debate naquele fórum e, não sabendo nós, ou antes, não nos foi comunicado absolutamente nada sobre a posição da nossa Classe, se desenha a hipótese de que, na falta de ideias, tenha havido o desplante de ir saber o que os outros pensam.

Será para recolher inspiração nas opiniões alheias, para de seguida vir filosofar a propósito das soluções que nos apresentarem?...depois de ter sido aprovada a alteração dos Estatutos( é de recordar que aquela Directiva já era conhecida) pretendem saber que implicações tem?

É manifesta ignorância, porque não pode ser considerada distracção, o que implica em qualquer dos casos ter feito o Bastonário uma figura triste!

Mas sobre o segundo ponto a realidade é ainda pior, porque quem procura saber junto de outros o papel das Ordens na acreditação da formação, nem sequer conhece o que os Estatutos dizem na alínea i) do artigo 3º, que respeita às atribuições que cabem à nossa: "i) Incentivar, dinamizar e apoiar as acções tendentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da veterinária, nomeadamente através da organização, por si ou em colaboração com outras entidades, de cursos de especialização e reciclagem e de congressos, seminários, conferências e outras actividades da mesma natureza."

Nem tão pouco levar em conta o que escreveu no plano de actividades para este ano e que a propósito deste assunto se refere " O Conselho Directivo diligenciará no sentido de que este assunto seja objecto de uma profunda reflexão, seja amplamente divulgado e discutido no seio da Classe, pelo que todos serão chamados a participar".

O CD faz aprovar um plano que já deveria estar a ser desenvolvido e contraditoriamente vai ouvir terceiros em oposição ao que se comprometeu!!

Não é só preocupante a ligeireza, incompetência e incoerência com que tratam os assuntos, como também NÃO OUVEM NINGUÉM e pelos vistos continuam a DECIDIR!

Já mandaram às malvas a palavra de ordem com que se candidataram... é de mau presságio a irresponsabilidade destes senhores!