terça-feira, 30 de junho de 2009

Quantos candidatos à Medicina Veterinária?


Em geral, começam desta forma os anúncios das candidaturas nos cursos de veterinária:

As principais saídas profissionais do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária podem resumir-se, não se esgotando, em:

Médico Veterinário em Clínica de animais de companhia;
Médico Veterinário em Clínica de espécies exóticas e selvagens;
Médico Veterinário em Clínica de animais de desporto;
Médico Veterinário em Clínica de espécies pecuárias;
Médico Veterinário em Empresas pecuárias de produção e melhoramento animal;
Médico Veterinário em Empresas de nutrição animal, produção de rações e alimentos para animais;
Médico Veterinário em Empresas de Medicamentos para animais, Biotecnologia e Diagnóstico; Médico Veterinário em Organismos do Estado responsáveis pela inspecção sanitária e pela segurança e controlo da qualidade alimentar dos produtos de origem animal;
Médico Veterinário no âmbito da Tecnologia dos produtos de origem animal em empresas (empresas de carnes, leites, pescado, ovos, etc);
Médico Veterinário no âmbito da Qualidade e Segurança Alimentar em empresas públicas ou privadas de produção primária, em indústrias de transformação, distribuição e venda de alimentos de origem animal;
Médico Veterinário em Organismos Nacionais, Europeus e Internacionais, responsáveis por acção reguladora da Saúde Animal e da Saúde Pública;
Médico Veterinário em Laboratórios de Controlo Alimentar do Estado ou de Empresas;
Médico Veterinário em várias vertentes do Ensino e da Investigação

No passado ano (2008) os candidatos teoricamente admitidos foram:

Lisboa 95
Porto 60
UTAD 65
Évora 35
Lusófona 75
Coimbra 30
Açores 12

Na realidade a estes 372 juntaram-se pelo menos mais 20 o que dá à volta de 390 almas em busca do tão almejado futuro numa destas actividades!

Este ano a oferta é sensivelmente parecida, com mais 5 vagas em Évora, o que indica rondarem os 400 candidatos a veterinário!!!!

É demasiado, pode comentar-se, mas se a este quadro se juntarem mais 175 vagas para enfermagem veterinária nos Politécnicos de Viseu-50, Viana do Castelo- 49*, Castelo Branco-25, Bragança-50( mais 10 que em 2008) ficamos a saber que quase 600 empregos virão a ser anualmente disputados dentro de três anos(licenciados)!!!

E... ainda faltam os assistente de veterinária da Amadora!

O que fez a Ordem para modificar este estado de coisas?
Sim o que fizeram os representantes da Ordem em parceria com as várias Associações que lá estão representadas nos órgãos de direcção?

Apetece perguntar o que o drº Alexandre Vieira de Brito, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem a dizer quanto ao aumento(25) do número de vagas de enfermagem veterinária em frequência pós laboral! É que este srº. também pertence ao CD da Ordem.

Ninguém comenta nada sobre este mais que desnecessário excesso de candidatos em actividades já de si saturadas.

Sejamos francos, mais uma das atoardas que imputavam ao Conde a responsabilidade por este panorama!

Sem tirar, nem pôr, afinal os resultados são bem piores agora e este silêncio, denuncia os verdadeiros interesses que fazem calar a Ordem!!!!