sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Ano Novo, Vida Nova

No inicio do quarto ano deste espaço reflectimos, como habitualmente, sobre o que de novidade se espera no inicio de cada ano.

Depois da aprovação do plano de actividades, na integra, embora com algumas situações a necessitar de ajuste, esperamos um inicio de 2009 que terá de ser fatalmente pleno de iniciativa, depois das festividades natalícias e de fim de ano propícias ao lazer .

Ao olhar para o calendário vemos que teremos mais ou menos 7 meses realmente úteis, pelo que se supõe não haver tempo a perder, se a intenção for o cumprimento do que foi proposto e aprovado.

Dos assuntos, não necessariamente referidos pela sua prioridade, consideramos 4 de entre os mais relevantes:

1- Espera-se com expectativa a efectivação da "criação" na dependência Conselho Directivo, do Conselho de Formação e Qualificação Profissional, por no entanto, o regulamento das especialidades, considerar no seu artigo 8º

1 - O Conselho de Formação e Qualificação Profissional é constituído pelo Bastonário que preside, por mais um membro do Conselho Directivo, dois membros do Conselho Profissional e Deontológico, um membro indicado por cada Conselho Regional e pelos Presidentes dos Conselhos de Colégio.


2 - Sempre que tal seja considerado necessário poderão ser convidadas a participar nas reuniões outras individualidades de reconhecido mérito.

E acrescenta no artigo 9º, entre outras:

1-
Ao Conselho de Formação e Qualificação Profissional compete:
a) Pronunciar-se sobre todos os assuntos referentes à formação veterinária, ante e post licenciatura, nomeadamente aos citados nas alíneas f), g) e i) do artigo 3º do Estatuto

Assim, parece o tal CFQP não poder ficar na "dependência" do CD, mas manter-se autónomo!
Desde que se altere o tal regulamento e se lhe dê as novas atribuições previstas ,será naturalmente possível ou... estaremos na iminência de criar uma estrutura que afinal já existe.

2- A efectivação dos debates sobre a a acreditação das acções de formação e a sua regulamentação.
Até lá fica tudo suspenso...por isso é tema importantíssimo.

3- A realização do Congresso, com data já anunciada, mas sem tema ou objectivo próximo definido, aguarda-se pela divulgação dessas referências, sem mais demoras.

4- A sede da Ordem, assunto urgente que advém da prioridade que lhe foi dada pelo CD, quando estabeleceu que " O evoluir desta situação determinará qual o comportamento que o Conselho Directivo deve ter,...".

Contudo e como referido no Plano deste ano, ainda se encontra a realização de eleições,
que a partir de Setembro clamarão todas as atenções da Classe.

Às quezílias do passado devem necessariamente suceder as acções, sob compromisso, pelo que é preciso de facto, mudar de vida.