segunda-feira, 19 de julho de 2010

O cenário de indiferença

Voltou na época usual a conhecer-se o numero de vagas para os candidatos ao ensino superior.

As vagas de medicina veterinária nos cursos públicos -Açores(12),Évora(40),Lisboa(95), Porto(60),V.Real(65) e privados Lusófona(75) e Coimbra(30) são cerca de 380!!!

Isto é, anualmente o equivalente a 10% dos veterinários em actividade vão candidatar-se para aumentar no curto prazo aqueles que aguardam saída das Universidades, muito perto de 2000!!!

É pois em passo acelerado que nos encaminhemos para os 7000 veterinários !?!?!?

O que diz a Ordem a isto?

Que se conheça, manifesta uma estranha indiferença até mesmo se comparamos com outras Ordens.

Realmente as reacções face ao número geral de vagas foi exuberante: EXAGERO, PORTA PARA O DESEMPREGO, FRAUDE foram alguns dos termos utilizados pelos bastonários dos médicos, médicos dentistas, advogados, engenheiros( Expresso de 17 de Julho último, a paginas 24 , intitulado "Muitas vagas, pouco emprego").

Percebe-se esta indignação porque há perto de 44 000 inscritos, com formação superior, nos centros de emprego, estimando contudo o INE 54 000 "doutores" sem trabalho!

Com um "período de grande dificuldade em termos e empregabilidade" o bastonário da Ordem dos Psicólogos também toma posição referindo que o Estado " está a tomar decisões que afectam a vida das pessoas".

Além do desperdício de recursos, o momento é dramático porque também a precariedade e os baixos honorários( em muitos casos não chegam aos € 400), que se infere com a influência no comportamento profissional por falta de oportunidades, de dinheiro e motivação para a valorização!

Entretanto, a nossa Ordem pela voz da bastonária desafina deste tom de reprovação:(entrevista ao Diário Económico de 1 de Maio de 2010)
Questionada sobre um possível excesso de veterinários no mercado, a bastonária recusa categoricamente esta hipótese, comentando que lhe “entristece” pensar que vive “num país onde não temos 20% da nossa população com curso superior, logo nunca podemos dizer que há excesso de profissionais”.

Concluímos que apesar de haver perto de 11% do total de desempregados com cursos de formação superior deve continuar a ser papel das Universidades , para sua satisfação, trabalhar para as "estatísticas"!!!!!!

Srª bastonária, tenha algum pudor porque se o "negócio" lhe interessa é muito provável que não interesse ao País nem à Classe!

A valorização de uma profissão advém do reconhecimento das suas competências, não do seu número.

Não sei se sabe que também há mais cerca de 200 vagas para enfermeiros veterinários( Bragança e Viseu com 50 cada, C.Branco, e P.de Lima com 25 e Elvas com 43).
Qual é o emprego destes jovens?!!