domingo, 29 de março de 2009

As noticias?

Pergunto ao vento que passa, noticias da minha Ordem...

Chegam-nos novas da Ordem ! Umas boas, outras nem por isso.

Vamos primeiro às boas:

1- Apareceu a revista(tripla, por abranger 9 meses de Julho a Março);

2- Finalmente parece que o CD vai começar a trabalhar com os C Regionais( não era sem tempo, já passaram quase CINCO MESES):

3-Estão definidos os temas e o Congresso(3 a 5 de Outubro) em Lisboa:

4-Já começaram as designações dos vários Conselhos de apoio ao CD
e as más:
O Vento não cala a desgraça, o vento o que me diz...

1-Editorial em que o Bastonário trata de um assunto muito sério(mercado de trabalho) e aí diz que "...ao contrário do que desejaríamos afirmar, tais soluções não se encontram descritas em qualquer compêndio ou vertidas em um qualquer documento,..."!!!
O Bastonário não sabe de um trabalho que está disponível, na pagina reservada do site da Ordem, há já bastante tempo, sobre a "imagem social" da Classe, onde estão feitos os diagnósticos e em que se alinham também as medidas a tomar!
Será que o Bastonário desconhece mesmo o documento ? Alguém o devia ter informado, porque também lá diz as razões do estado actual :

As principais transformações na profissão devem-se à profusão de médicos veterinários no mercado de trabalho,


A recomposição segundo o género também condiciona a forte concentração urbana-metropolitana


Excesso de oferta face à capacidade de absorção efectiva do mercado de trabalho


Precariedade /insegurança do emprego


Desajustamento entre a oferta de formação e as necessidades específicas do mercado


Deve haver formação profissional para acompanhar a evolução da própria profissão

Adianta também a terapêutica que a Ordem deve tomar a seu cargo no ensino(maior rigor/excelência, melhorar os ajustamentos entre a oferta e a procura, corrigir a orientação face à distorção da tendência para a clínica) e actuar na formação contínua( maior especialização e dar maior relevância à formação pós-graduada).

Há trabalho de caso feito, mas ainda há muito mais para fazer Senhor Bastonário!
Não precisa de ir a correr ao Ministro da Ciência e Tecnologia, homem, vá antes à Ordem.



2. Sede da Ordem ainda não te solução, embora o contrato que o anterior Bastonário tenha sido considerado ilegítimo!!!!. Então os juristas envolvidos não deram conta da ilegitimidade?

Ao dinheiro já gasto o que lhe sucede? perdeu-se?

O pior de tudo isto, já lá vão pelo menos quatro meses e meio e não há solução onde pôr a Ordem, porque se tem sabido pela comunicação social que ali vai ficar a Judiciária. Consta que a data de saída será o final do mês de Maio, daqui a sessenta dias!!!


3- As audiências com o Presidente da República, da assembleia da República e o Ministro da Administração interna parecem ter sido visitas de cortesia, porque os assuntos dos veterinários não evoluíram!Apesar da boa vontade e certamente a cordialidade.

Ninguém se lembrou de falar com o Ministro da Agricultura? Ele é que tutela os assuntos e organismos em que os veterinários trabalham e em também a iniciativa da legislação do nosso sector!! É personagem pouco importante? Não recebeu a Ordem?!

4- Regulamento de acreditação de formação, enumeram-se as linhas já conhecidas estabelecidas pela anterior Direcção e diz-se que é para ser reformulado o Regulamento???
Para ser alterado tem de haver um em vigor! Existe algum?
Foi-nos dado a conhecer em tempos uma PROPOSTA com essa expressa indicação, será que alguém aprovou sem termos conhecimento? Como?

A confusão continua e a "discussão" ainda não começou!

5- Cédulas profissionais de colegas que obtiveram a sua formação no estrangeiro, vai ser tratado por um grupo de trabalho e depois seremos informados. Esperem lá mas tenho a impressão que já tinham feito isto, há uma temporada.
Pois claro, agora é só consultar o site e lá está! Também os estatutos!?
Vamos ser informados sobre as alterações à lei, decidida por um GT?

...Levam sonhos, deixam mágoas...