terça-feira, 5 de junho de 2012

É tarde!

O Conselho do Sul veio anunciar a realização de um debate sobre as aquisições de que são alvo as Clínicas!

Entre os intervenientes aparecem o Vieira Lopes, Jorge Cid e um dentista.

O que se pretende com esta sessão debate?

Nos outros Conselhos  Regionais o problema da aquisição, por entidades financeiras, não se coloca?

Agora é que os representantes da APMVEAC, que já estiveram na Ordem, vêm falar sobre o que está a acontecer e, que era mais que esperado, bastava que se juntassem dois com mais dois.

Com o aumento em flecha dos clinicos de animais de companhia, o aparecimento frenético de clinicas, hospitais e consultórios, tornou-se uma consequência natural.

Também, é natural,  que acabaria por ser fácil prever  o aproveitamento por terceiros, embora com fórmulas diferentes de outras Classes,(como os médicos), das dificuldades criadas pela feroz concorrência e mais recentemente acentuadas pela crise.

Ora aí está, a consumar-se a lógica da reversão do médico veterinário proprietário, para a de empregado, como já estava a suceder, com os Colegas das OPP's e dos agrupamentos de suinos.

Desta maneira a actividade clinica deixou de ser exclusivamente da responsabilidade individual dos médicos veterinários, para ser transformada na prestação de serviços a entidade privada, com quem se estabelece um contrato!

Vão, certamente, colocar-se   problemas de comportamento profissional face ao que está previsto no Código Deontológico!

Como  vai a Ordem resguardar a ética de que é guardiã? 

Que mecanismos de apoio à independência dos clinicos assalariados?

É bom que também se pense no que nas farmácias já se faz com a administração de medicamentos, vacinas, etc, para se entender o que vai ser o serviço aos domicilios.

Este é uma questão de nível nacional e que deve necessáriamente envolver toda a Ordem