quarta-feira, 5 de outubro de 2016

OMV-25 ANOS!

A nossa Ordem  ao completar um quartel de existência, neste 4 de Outubro, permite-nos  reflectir sobre o que foram entretanto  as vicissitudes da Profissão Médico Veterinária e a evolução que sofreu e, simultaneamente,  como se adaptou, como instituição, aos desafios que os tempos lhe colocaram.

Podemos constatar que as condicionantes foram muito variadas desde o aumento do número de profissionais, a diversificação dos campos de intervenção, a emergência de novas questões éticas, a par da ultrapassagem das dores próprias de crescimento e da sua adaptação às exigências da representatividade tanto junto da Sociedade e das outras instituições congéneres, a nível nacional, como implicou igualmente afirmação de outra  índole  na Europa e no Mundo.

Todas estas tarefas não foram certamente  vencidas gradualmente,  nem tão pouco se processaram  com facilidade, houve mesmo sobressaltos! 

Realmente o preenchimento das diversas estruturas socioprofissionais e o desempenho das suas atribuições nos diferentes domínios, motivaram  as modificações e alterações que procuraram adaptá-la às exigências que os tempos impuseram e naturalmente às mudanças legais que foram ocorrendo não apenas no país. tanto por motivações politicas, como do quadro legal europeu, o que tornou deveras árduo o caminho.

Nem tudo correu como seria desejável, aconteceram mesmo sobressaltos e fracassos, é bom admiti-los, mesmo erros e exageros, mas quem não deixa de meditar, apesar disso, no enorme percurso percorrido e do reconhecimento que foi gradualmente sido alcançado.

Mérito de um conjunto felizmente crescente de intervenientes e de todos os participantes na vida da nossa vida associativa.

Seria uma excelente ocasião para se fazer uma avaliação do que foi conseguido e do que não foi obtido e quais as suas razões!

Porque não se fez essa avaliação? O que nos impede de faze-lo com objectividade  ?

Não me parece que o Dia do Médico Veterinário, sobretudo nas actuais circunstâncias, possa ter deixado de ser ao que sempre correspondeu no espírito da Classe. Pensar o FUTURO

VINTE CINCO ANOS DA ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS não podem ficar resumidos a um entre muitos emails que nos chegam! 

terça-feira, 15 de março de 2016

OE 2016- IVA dos Serviços Veterinários!

O desconto em IRS de 15% do IVA gastos em serviços veterinários até ao limite de 250€por agregado familiar.

 O Orçamento de Estado para 2016 contempla esta medida há muito reclamada tanto pelos médicos veterinários,proprietários de animais e associações profissionais.

Esta proposta acaba por ser aceite mercê de criação de limite autónomo por agregado familiar, ao contrário do que sucedia até aqui, em que estava incluída no valor das despesas gerais familiares com o limite que está estabelecido-250€ e, para o qual concorriam várias outras despesas elegíveis.

A aprovação sobre proposta do PAN na Comissão de Orçamento e Finanças foi obtida com os votos favoráveis do PS,BE e PC, abstenção do PSD e voto contra do CDS, não contando com os votos do  PAN e dos VERDES por não terem representantes na aludida Comissão Parlamentar.

O reconhecimento desta especificidade não deixa de ter significado político e representa a consciência da utilidade pública, mormente numa época em que os portugueses têm vindo a ser sobrecarregados com impostos .

Á semelhança do que já sucedia com o IVA reduzido para os medicamentos veterinários o sector vem obtendo gradualmente a especificidade que a Profissão vem reclamando, embora não tenha sido possível obter uma redução para a mesma taxa no que se refere aos serviços prestados pelo médico veterinário