sábado, 6 de dezembro de 2008

Que significa a mensagem do Bastonário

O recém-eleito Bastonário da Ordem enviou uma mensagem através do site da OMV com um significado muito especial!

" Entendeu o Conselho Directivo proceder de imediato à retirada da listagem dos membros da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que se encontravam suspensos por falta de pagamento de quotização.

Pese embora, mantermos a afirmação de que os colegas deverão cumprir atempadamente com as obrigações estatutárias, entendemos que o assunto deverá, de ora avante, ser tratado de forma directa com os membros em causa, eliminando assim uma forma de exposição que consideramos menos apropriada.
"

O que o SS vem dizer é que agora ninguém sabe quem cumpre as suas obrigações para com a Ordem e quem por não o fazer deixa de estar em condições para profissionalmente estar activo, isto é
ilegal!!!!

Mais simples ainda passa a ser um assunto privado, tratado de forma "PERSONALIZADA"!!!

Afinal é preciso pagar as quotas( acho que era por isso que estavam suspensos) ou não?

Todos devemos ser tratados de forma igual perante as obrigações!

Assim, não se percebem as razões que estão por detrás deste "entendimento" do Conselho Directivo.

Esta decisão favorece quem era merecedor de ser sancionado, se estivesse a desenvolver qualquer tipo de actividade profissional, é aquilo que dizem os estatutos.

Ficámos a saber que essa diferença entre os ter a inscrição em vigor ou não é um assunto particular?!

Ora veja-se o que rezam os estatutos:

ARTIGO 60.°
Exercício profissional da medicina veterinária


1- Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, só os médicos veterinários com inscrição em vigor na Ordem podem exercer, no território nacional, a título profissional, a actividade médica veterinária.·
2- O exercício da profissão veterinária em infracção ao disposto no número anterior constitui crime de usurpação de funções punido nos termos do disposto no artigo 400 º do Código Penal.


Ficamos sem saber quem tem mais descaramento, se os beneficiários desta ocultação de situação irregular se os seus autores...


19 comentários:

Anónimo disse...

É muito simples!

O que significa é que querem encobrir alguém, ponto!

Até aqui os que não podiam exercer actividade eram do conhecimento público, agora é o manto de silêncio e ocultação deliberada!

Eu vou deixar de pagar quotas!

Alkimista

Anónimo disse...

Eu também!

Já ninguém vai saber quem são os caloteiros e portanto não há vergonha que chegue.

Anónimo disse...

Aldrabões

Este SS nunca me enganou e mais os que lá estão com ele.

Tudo feio à socapa e por isso vão- se governando eles e os amigalhaços.

Sovet

Jose disse...

Porra!

Como é? Então pago as minhas quotas como deve ser e há uns malabaristas que não têm necessidade disso.

Isto é ilegal

Anónimo disse...

Falta de TOMATES!

Estes gajos são uma cambada de cobardolas que não são capazes de dizerem( deviam lá colocar o nome bem destacado) de quem não pode ter actividade de médico veterinário.

Como não têm coragem de enfrentar esse caloteiros"encolhem-se" e vem com uma "conversinha" de que "...não é apropriado"

O que não é apropriado é este "entendimento", nem coragem têm para ser um decisão do CD, porque para isso tinham que a fundamentar, mas como sabem que não têm bases para isso,comunicam na área reservada.

Então o público também não vai saber quem está legal e quem não está.

O melhor é suspenderem os estatutos e fazerem tudo à socapa.

Vet@Vet

Clint disse...

Reajo a quente e sem ter lido o "comunicado" do Conselho Directivo.

A atitude não augura nada de bom... o manto diáfano do encobrimento cai sobre a OMV.

Qual o problema da divulgação pública da lista de suspensos por falta de pagamento de quotas?
É que para se chegar a essa lista já foi preciso passar por vários avisos "personalizados"... ninguém é suspenso sem ter sido notificado e sem ter tido mais do que uma oportunidade para solver a falta.
Então qual é a razão substantiva do assunto passar agora a ser tratado de forma directa com os visados... Já o foi anteriormente e pelos vistos borrifaram-se.

Que eu saiba a suspensão representa infracção disciplinar e como tal tem um processo próprio... então o que vão os do Conselho Directivo tratar de forma directa com os visados? Que tipo de argumentos vão utilizar para além daqueles de natureza estatutária?

O que é menos apropriado não é a forma de exposição, mas a falta dos que se encontram suspensos por não pagarem quotas.

Este Conselho Directivo começa mal... Muito mal!

Anónimo disse...

Estes comentaristas fazem parte da maior cambada de impostores que eu já vi. Aqui são uns valentaços a coberto do anonimato , mas para os outros exigem ezposição e praça pública.
Aqui ofendem, cobardemente escondidos, e mal dizem de tudo e de todos, mas os outros é que têm que ter ética, valores e principios. Continuem a divertir-nos débitando aqui as vossas muitas frustrações para que nunca nos esqueçamos que em todas as classes há gente intrinsecamente má.

Anónimo disse...

Então porque não te identificas malandro

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o comentário anterior e discordo totalmente de Clint. Esta decisão é precisamente um muito bom augúrio. Os pelourinhos deixaram de ter utilidade há muito tempo. O facto da lista de suspensos não ser o cartão de visita da página da Ordem não significa que seja inacessível a quem a desejar conhecer e não retira consequências jurídicas aos nomes que dela fazem parte. Mas será bom que muitos dos cobardes que povoam estes comentários deixem de pensar a profissão atirando pedras a fulano A ou B e passem a discutir coisas que realmente interessam.

Clint disse...

1. Quanto ao delito de opinião... pouco a dizer... nem parece aqui haver ofensas como um outro, ainda mais anónimo insinua.
Quanto à ética ainda menos... pisar o risco ainda vá que não vá, agora ultrapassar esse limite alarvemente como os que não pagam quotas é que não.

2. Há de facto coisas muito mais importantes... por isso é que me surpreende que o CD tenham começado por estas minudências...

Anónimo disse...

Claro Clint:
Não vi , em lado nenhum, escrito que vai deixar de ser crime o exercício da profissão veterinária sem inscrição na Ordem. Como acho que nenhum crime deixa de o ser por não ver publicada a lista dos que o praticaram na primeira página do jornal da minha terra. A exposição excessiva não é mais que um resquício medievo-pidesco que, em lugar de inibir comportamentos ou acções inadequedas, mais promove um clima de medo e denúncia, tão bem documentado no anonimato destes blogs.
Não me parecem minudências. É a partir de pequenos gestos e simbolos que se pode criar mais confiança e vontade de participar. Por mim, sinto o ar um pouco mais puro.
@bita

Clint disse...

Pois... lá terá as suas razões para respirar melhor.
Eu não disse que respirava pior agora do que antes... fico sobretudo muito curioso sobre as prioridades do CD e sobre quem ouviram para decidir... antes de ter este pequeno gesto.

Não estamos a falar de crimes, por isso é bom manter as coisas na sua dimensão. Mesmo assim sempre direi que há uma fase em que todos os crimes são do conhecimento público, é depois de terem sido julgados... não sei porque razão estes pequenos delitos disciplinares não devam ser publicitados também... precisamente por terem sido julgados… é uma questão de transparência!
Trata-se de uma divulgação que não invade a esfera do privado, por se tratar de uma obrigação de natureza Associativa.

E a divulgação é no site da Associação, não no jornal da sua terra… isso também me perturbaria.

E a legitimidade na publicitação das suspensões por falta de pagamento de quotas é a mesmíssima que a do Ministro das Finanças em publicitar os devedores ao Fisco... enquanto contribuinte não me incomoda nada…mesmo não deitando foguetes por isso, sempre direi não ver razões para o clima de medo e denúncia que refere.

Anónimo disse...

Caro Clint
Concordo consigo.

Porque carga de água eu que cumpro não vejo o meu nome publicado numa lista de cumpridores?

Quem deixar de pagar quotas continua impunemente e em concorrência desleal a exercer.

A coisa que rabiscou sobre "cambada de impostores" só demonstra ignorância na matéria e como tal insulta.

Anónimo disse...

Se o Barriga de mijo...entender ou o RR der autorização...faça pela positiva...publique os que pagam a tempo e horas...por exclusão podemos ler os caloteiros...vigaristas...suspensos!!!


malcatinh@

Jose disse...

Então vamos a perceber o que aqui se diz!

Uns dizem que é má língua de gente não identificada;

Outros dizem que são até PIDESCOS esse género de comentários;

Há quem defenda que é mau augúrio terem deixado de ser conhecidos os que não pagam as quotas.

Duas perguntas coloco:

1- É possível estar-se na Ordem e por isso exercer-se a actividade de médico veterinário, sem pagar as quotas?

2- Como se diferenciam os que pagam as quotas em face dos que as não pagam,será que estão todos em pé de igualdade?

A mim parece-me que não e por isso não vejo qualquer explicação para o pudor, secretismo, vergonha que o conhecimento da situação diferente desses membros possa e deva ser feito.

Não estou de acordo que seja atitude indesejável a divulgação dos que não estão em condições de trabalhar,pois certamente que são muito mais os que pagam do que os não pagantes.

Então o que leva o Bastonário e o CD a retirar uma lista,que estava afixada, certamente se deduz, por não estarem de acordo.

Essa explicação devem a todos os que pagam, já que os que não pagaram e por isso estavam na lista lhes agradecem.

SE não a derem é DEMAGOGIA OU ESTUPIDEZ?

Anónimo disse...

O Bastonário e o CD estão nesta historieta das quotas e do desaparecimento das listas dos que devem à ordem, a fazer com um simples gesto como o célebre ilusionista de Houdini, Zás, catrapáz, desaparece o pagamento.

É pena, porque a única figura que acabam por fazer é a de PALONÇOS.

Anónimo disse...

2009 Ano Internacional do Gorila

Anónimo disse...

o membro 626 já pagou as quotas???


Se não pagou porquê continua no posto de serviço da DG"B" a cagar postas de pescada???


DIGAM...


É normal???

Se o gajo se auto suspendeu...por falta de pagamento...
RUA...

VET@indignado

Anónimo disse...

Não vais saber nunca!

Cada vez que alguém ficar a dever e não poder exercer a actividade este CD( SS e Cª) passou a dar cobertura para ninguém saber.

É uma vergonha e não me venham dizer que foi sem intenção!!!!

Os amigalhaços, esse estão protegidos.

É a ARBITRARIEDADE no seu expoente máximo.

Vet@Revoltado