sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um sopro de ar fresco!

A cerimónia de posse dos órgãos da Ordem ocorreu com algumas diferenças de outras ocasiões idênticas.

Com a presença das habituais figuras mas em ambiente relaxado,com a sala cheia e bastantes aplausos!

O presidente da A Geral discursou, num arrazoado de lugares comuns e sem graça nenhuma, numa altura em que revalidou o mandato, era-lhe exigido algo mais.

A recém eleita Bastonária fez uma intervenção vibrante e entusiasmada num tom que sobressaiu ainda mais pela anterior alocução.

O conteúdo da primeira mensagem levou a que os colegas sentissem que algo está para acontecer, espera-se que para melhor e como referiu para unir a Classe!

Suscitou expectativa quando disse que a sua gestão seria de grande transparência e que a Classe ia saber das razões de todas as decisões, adiantando que ia modernizar a Ordem e estar sempre em contacto com os Colegas!

Realmente é uma nova atitude e dinamismo que se deseja venha a concretizar-se, sem demasiado agitar de bandeiras e espalhafato.

Com a posse da primeira Bastonária, significa que também às veterinárias é exigível uma participação mais intensa, porque parte importante da vitória se deveu, nas palavras da própria, à maior participação eleitoral de sempre, incluindo naturalmente da componente feminina.

Essa representatividade naturalmente já aparece ilustrada no maior numero de veterinárias de sempre a integrar os órgãos da Ordem, o que também coincide com significativa participação de colegas jovens, tudo bons indicadores do seu interesse na participação da vida associativa da Classe!

Bons augúrios nos trouxeram nesta cerimónia a participação entusiastica e envolvimento das novas gerações, numa renovação que se saúda!

Bons ventos!


18 comentários:

Anónimo disse...

A Bastonária

Boa vontade, entusiasmo e juventude são predicados para tentar trazer a Ordem aos colegas e à sociedade.

Promessas existem, vamos esperar para verificar se é diferente do anterior mandato em que de conversa bonita tivemos muito, mas pouco ou nada se fez...um desperdício de uma ano e tal.

Vet@Expectante

Anónimo disse...

O Desliza não tem emenda!

Notou-se a falta de referência ao desaparecimento do primeiro Bastonário, Dr Fernando Paizana, por quem tinha obrigação de o fazer, o presidente da Assembleia Geral!

Tinha sido elegante, mas teve de ser a nova Bastonária a fazê-lo!

Pois é DESLIZA nunca mais aprendes e podias ter deixado de fazer graçolas durante a cerimónia.

Não tens emenda, nem nível, com que então os colegas são sócios da Ordem.

Vai aos estatutos e o que lá diz é que são membros...não custa nada, é só interessares-te por isso.

Alkimista

Anónimo disse...

Não se cuide, não!

A Laurentina, tem "ganas", mas se não tiver cuidado é num instante que a lixam!

Cautela, muita cautela mesmo, senão...não duras muito!

Vet@Um_dos_que_vos_topa

Anónimo disse...

A TRISTEZA

Faltaram alguns à tomada de posse...

DO CD...que começa... mal!!!

O OMEZINHO , que anda numa lufa lufa de recolhas de assinaturas para fazer vida negra à LOLOtina...
O ar do RR...a estratégia da JESSICA dourada...(já se mudou para a lista A)...o descalabro que foia desorganização em volta do RR, Desliza, SS...uma vergonha...foi cada um por si...e todos á molhada...

A Ordem precisa TRANQUILIDADE...

Os tempos são difíceis...mas VAMOS CONSEGUIR...

esperamos PARA VER ATÉ ONDE A TINA TEM FORÇA PARA NOS LEVAR.NÓS VAMOS ESTAR NAS AG CONVENIENTES,quer REGIONAIS e Nacionais...a participar...

Anónimo disse...

Empatas?!

Agora que assumiram responsabilidades vamos ver se as "camisolas" das listas valem mais que os interesses dos Colega?

Pois é, o RR perdeu e a Laurentina ganhou, meus amigos/as há que alinhar e não fazerem a mesma cegada que o Zé Cabra fez no Conselho do Sul.

Mesmo depois das declarações descabeladas dos madeirenses, esperemos que o juízo chegue a todos e que em conjunto dêem o litro.

Assim é que é ser sério e aceitar o jogo democrático.

Vet@Assertivo

Anónimo disse...

O preto no branco!

Consta que, como não foi feito nada em consequência da auditoria às contas da Ordem, o novo CD está na disposição de tomar medidas que corrijam o que se passa nas contas.

É possível que também queira saber o que se passou coma gestão deste último ano e verificar se está tudo bem!

A Laurentina não está para aparar os golpes sem denunciar, aliás como disse na posse, a menos que tenha sido só conversa de ocasião.

Para a frente e vá de por tudo a limpo.

Vet@De_ollho_neles

Samurai disse...

Annus Horribilis!

O ano precedente ficará para a história da Classe como o pior ano de sempre desde que há Ordem!

Várias circunstâncias e acontecimentos mostram-no:

1- Um bastonário de "transição" que nem tão pouco teve a ambição de prolongar o tempo de permanência no cargo, por ter-se dado conta que não tem carisma, nem habilidade para tal posição;

2- Um CD que não cumpriu o que se comprometera solenemente(ouvir para decidir) :para o que devia consultar os colegas sobre os assuntos que elegeu como fundamentais e urgentes;

3-Também bloquearam a discussão da formação continuada, da acreditação da formação e da revalidação da cédula profissional sem falar na formação universitária e na sua interligação à primeira;

4- Notou-se um ruidoso silêncio na colaboração com os órgãos regionais da Ordem e na apatia das ligações com as associações de Classe;

5- O desinteresse pela legislação sobre a actividade veterinária e certamente sabiam a relevância que tinha para a Classe;

6- Nada buliu nas especialidades, nem nos diferentes subsectores em que a classe está empenhada, nem sequer com os parceiros sociais;

7- A realização de um congresso sem participação da Classe e virado para promoção pessoal de algumas figuras;

8- A ausência absoluta de presença nos meios de comunicação social e nem sequer para anunciar a eleição de nova Bastonária!!!

Foi efectivamente o Annus horribilis!

Não era possível fazer pior mesmo de forma intencional, neste ano de mandato intercalar que durou à frente da Ordem!

Este é um ano para esquecer e ficará na memória dos veterinários como o pior de todos nos mandatos que já assistimos, e já vão 18 anos que a Ordem leva desde a fundação.

Anónimo disse...

Em contraponto AGORA é que é.....


A LOLOtina fez chegar um press realise de 5 folhas A4 aos jornais...o que foi publicado?????........NADA....

A rapariga está com dificuldades de ter uma equipa....e só ela é pouco....VAI ser do BOM e DO BONITO.......

Os cursos GRÁTIS devem estar a chegar.....
mais as sebentas...mais as notas e o DIPLOMA....é UM KIT....(talvez com oferta de um bilhete de visita à LUSÓFONA..............)


Não tenho FÉ ....

Estou mesmo sem FÉ................

Já cheira a esturro............

Anónimo disse...

Chegou ao fim!

Concordo com o samurai que este foi o pior ano de que tenho memória na Ordem, em que também se meteram em despesas malucas!

Foi tudo à grande, um verdadeiro disparate no que é transitório ( aluguer da sede, congresso e o mais que se verá...) sem preocupação de tornar ,mais selectivas as despesas( vamos depois ver isso lá mais para a frente)!

Isto é que foi boa gestão? Ainda falavam do Resende!!!

Como tudo, também chegou ao fim este calvário em que a Classe andou metida, provavelmente a maior e mais profunda divisão que foi cavada entre colegas.

Esperemos que os que aí estão tenham pelo menos a possibilidade de acalmar as partes e criar um espírito diferente em que o confronto, o maldizer, a inveja e a ânsia de protagonismo!

A Bastonária vai ter muito que fazer e tem de saber fazê-lo bem e sem perdas de tempo.

Não conheço muito bem toda a sua equipe, mas espero que sejam práticos e passem aos assuntos que estão atrasados e não podem estar por mais tempo!

Vet@Com_boa_vontade

Anónimo disse...

Não conheces nem te deu tempo a conhecer.....


UM deu de frosques para Madrid....

os outros não se deixam DOMAR.....a GAROTA está só......

2010 Ano Internacional da GUEISHA.

Anónimo disse...

Oh anónimo, não te preocupes, porque se um foi para Madrid então há que cooptar outro, como mandam os estatutos.

O que a Bastonária tem é de pôr tudo a mexer bué rápido, porque esta inércia até agora é que não serve

Anónimo disse...

Assaltantes!

É o que faz lembrar a passagem pela Ordem dos amigos do RR!

Foi um fartote desta vilanagem e os abusos que cometeram têm de ser apurados, não com uma auditoria às próprias contas como queria o Desliza.

Tem de haver coragem para se pedir uma SINDICÂNCIA, para ver a pouca vergonha que esta gente teve na utilização do haveres da Ordem e também a arbitrariedade em ir contra os estatutos e deixar passar por veterinários quem não tem as necessárias condições para o ser!

O SS foi o ALI BÁBÁ e os outros os aproveitadores.

Onde é que esse que esteve como tesoureiro tem capacidade para controlar seja o que for( só se for, como é hábito, em proveito próprio)

Quem teve o descaramento de levar para a Ordem um incapaz e mau profissional como o SOUTINHO, que até foi despedido de advogado do Sindicato? O que andou por lá fazer?

Passou por ali um autêntico GANG que permitiu que o Zé Carlos Duarte tivesse o comportamento DESLEIXADO sem fazer NADA durante o tempo que lá esteve!

Vet@Um_dos_que_vos_topa

Anónimo disse...

"...
A Ordem da Instrução Pública foi atribuída ... e ao médico veterinário Virgílio Pinto de Andrade."

- Quem me pode dizer de quem se trata?

vetignor@nte

Anónimo disse...

Virgilio Pinto de Andrade

Este nosso distinto colega, com uma foto antiga neste blog, foi durante muitos anos Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde desenvolveu uma tarefa excepcional sendo muito prestigiado no subsector do Ensino Superior Politécnico!

Este brilhante veterinário, no difícil interior do país, lutou e conseguiu agregar muito boas vontades, tendo naquele IPCB obtido a colaboração de vasta equipa de docentes realizando a enorme tarefa de ter em funcionamento cerca de seis cursos.

Este colega a quem foi atribuído este elevado galardão, viu reconhecido publicamente o seu trabalho em prol do ensino!

A Classe naturalmente sente-se prestigiada por profissionais ilustres como o Professor V Pinto de Andrade

Vet@Solidário

Anónimo disse...

Este vet solitário.................


Então este Pinto de Andrade não é aquele que fez toda a vida e um percurso de TAXO sobre taxo........e justificou a sua ação com o arranjo de um taxo pró filho???????lá nesse IPCB????????


O tal de Walter REMOS é que não o aturou...........................


São todos IGUAIS...........mas muito sérios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Informa-te seu Solitário do catano

Anónimo disse...

Num outro blog dizem que é inveja...cá por mim parece-me mais MALDICÊNCIA!

Oh pá, o que é que a politica tem a ver com o raio da distinção?

Não há por lá outros veterinários que sejam do PPD/PSD? Então porquê só este foi homenageado?

A propósito olha que no IPCB há vários
locais com o nome do homenageado?

Está a confundir a beira da estrada com a estrada da Beira!

Vet@Solidário

Anónimo disse...

Eh pá não tragas para aqui o futebol, que essa da beira da estrada´é do lagartão do Oliveira e Costa que coitadito é só levar na corneta mais os seus correligionários de alvalade que ficaram reduzidos a pasta de papel (de embrulho) depois de ter por lá passado o rolo compressor na passada 3ª feira.

Anónimo disse...

Se a moda pega!

No You Tube apareceu este anúncio no Brasil, o que quer dizer deve andar por aí na cabecinha de uns quantos.

À atenção do CPD para que não se distraiam com gracinhas como estas!

Vet@Avisador